Gravidez - Semanas x Meses

quinta-feira, 23 de março de 2017


Quem não fica boiando quando alguém pergunta de quantos meses a grávida está e ela responde "31 semanas"?

O que acontece é que os obstetras fazem a contagem através das semanas pois o desenvolvimento do bebê tem marcos significativos de acordo com a semana da gestação, e dentro de um mês vááárias coisas acontecem. O problema maior é que muita gente se confunde, principalmente quando consideram que 1 mês corresponde a 4 semanas. Se formos contar assim, a gravidez terá 10 meses visto que a duração é de em média 40 semanas (essa contagem é chamada de "lunar").

Outra coisa que confude muito é a contagem ser feita através da data da última menstruação (DUM) em vez da data da concepção, pois é quase impossível saber a data exata, mesmo que o casal tenha tido uma única relação durante o mês (o que foi meu caso) visto que o ciclo pode sofrer alterações, a ovulação pode ter ocorrido antes ou depois da data esperada, os espermatozóides ainda duram uns dias após a relação, então a melhor forma de fazer essa contagem é pela data da última menstruação. E caso a mulher não se lembre, um ultrassom é capaz de prever as semanas já que o feto geralmente tem o mesmo tamanho até a metade da gravidez mais ou menos, e a partir de então começa a se desenvolver no próximo ritmo de acordo com a genética. Claro que a mulher não está grávida no primeiro dia da menstruação, o que dá essa diferença de duas semanas, podendo fazer a gravidez ir até a 42ª semana mesmo que na 37ª o bebê já não seja considerado mais prematuro.

Mas vamos ao que importa.
Como 4 semanas são 28 dias, e 1 mês são 30 dias, eu faço as contas dessa forma (e ainda sem considerar os meses com 31 dias, o que faz com que os 9 meses não fechem na 40ª semana, mas sim na 39ª, senão fico louca):
4 semanas e 2 dias = 1 mês
8 semanas e 4 dias = 2 meses
13 semanas = 3 meses
17 semanas e 2 dias = 4 meses
21 semanas e 5 dias = 5 meses
26 = 6 meses
30 semanas e 2 dias = 7 meses
34 semanas e 5 dias = 8 meses
39 semanas = 9 meses
Hoje tenho 31 semanas e 2 dias, o que signfica que estou no começo do 8º mês (pois 8 meses completos são 34+5).

Nenhum comentário

Postar um comentário