Relato de Parto - Theo

terça-feira, 3 de janeiro de 2017


Quem já ouviu a expressão "parto quiabo" vai entender como ninguém como foi minha experiência com o nascimento do Theo, o caçulinha da família, até então, que, assim como toda a penca, veio sem ser planejado e ainda ultrapassando as barreiras da bendita camisinha para meu desespero inicial, mas completa alegria depois da ideia de ser mãe de 3 ter sido digerida.

Como o relato em si não vai ser muito longo já que durou poucas horas, começo falando que só fui descobrir a gravidez com quase 8 semanas. Chorei no início pois, por mais que uma gravidez seja uma benção, não era algo que eu queria nem planejava por já ter duas filhas e me encontrar numa situação financeira não muito favorável pra sair povoando a cidade...

Quando percebi que minha menstruação estava 3 ou 4 semanas atrasada e eu já estava enjoando com tudo, desconfiei e dei um jeito de fazer um teste de farmácia. Tcharam! Duas listrinhas e um positivo bem no meio da minha cara. Surtei, não sabia como dar a notícia pra ninguém e tive que engolir meu desespero calada até tomar coragem. Aborto nunca foi uma ideia nem uma opção pra mim. Acho que as coisas acontecem a tempo e a hora e se o único foda que tive no mês inteiro, e ainda usando camisinha, foi o bastante pra eu engravidar, que seja. Não acredito que coisas assim sejam por acaso ou sem um propósito de Alguém que está lá em cima olhando por nós.

A gravidez foi tranquilassa apesar de eu ter engordado quase 20kg. Dizem que gravidez de menino é diferente mas não sei se posso me basear nessas lendas. Sei que cada gravidez é diferente, independente do sexo, mas levando em conta que eu já não estava mais nem com 17, nem com 26 anos, mas sim com 30, o corpo talvez funcione de outra forma e somando isso ao meu sedentarismo eterno, virei um trapo. Não tive problema nenhum, nenhum exame alterado.. Nada.. Tava tudo perfeito. A gravidez toda foi encarada de uma forma diferente também. Não tive frescuras pra nada, fiz poucos ultrassons, só fui descobrir que estava grávida de um piruzudo com quase 6 meses de gravidez e fui levando sem neuras e sem problemas. Meu pré natal foi feito pelo SUS e só na reta final é que consegui consultar pelo plano. Ainda fiz questão de visitar a maternidade particular e a do SUS, o Sofia Feldman, pra ver qual me passaria mais segurança, porque por mais que eu tivesse sonhado um com parto naturalzão e humanizado numa banheira, e isso desde a gravidez da Vivi, eu ainda queria ver se o ambiente e o atendimento iam me agradar. Não tem coisa pior que ser maltratado num momento tão importante e especial da nossa vida e como sofri isso no parto da Vivi, queria evitar quando Theo fosse chegar... Entre as duas maternidades, fui de Sofia pois lá me senti acolhida durante a visita e imaginei que no parto seria ainda melhor. A outra descartei lindamente quando vieram com um papo perdido sobre (desne)cesária...


Mas indo ao ponto que importa... Theo estava previso pra nascer dia 08/05/2014. Sempre considerei as mudanças de lua como um fator chave para partos. Na família acontece uma coisa engraçada pois o povo costuma nascer sábado quando o dia é ímpar e o mês e o ano pares. Eu nasci assim (21/04/84), minha irmã também (23/08/86), a Marina (13/04/02) e a Vitória (25/12/10)... Então, desde o início eu sabia que o Theo não seria bebê de maio por mais que a DPP indicasse isso... Minhas contas giravam na mudança de lua e entre os dias ímpares do mês de abril de 2014. O problema é que se caísse num sábado, ele adiantaria demais e acabei apostando que ele nasceria na última semana do mês, do dia 22 ao dia 29/04.

Dia 28/04 senti umas cólicas beeem chatas e achei serem as contrações... Fui pro Sofia e ao ser atendida a GO disse que não era nada, que o colo ainda estava bem fechado e que ainda demoraria umas duas semanas pro parto. Me mandou voltar pra casa e pronto. A cólica parou e continuei com minha vida...

Mas aí veio o bendito dia 29, o último apontado pelo meu sexto sentido. Acordei 11hrs da manhã nesse dia... Enrolei pra levantar pois a pança estava tão gigante e eu tão pesada que pra levantar da cama, só com a ajuda de um guincho. Fui tomar café e por volta das 11:30 ouvi um POC! De repente começou a escorrer uma aguaceira perna abaixo e era a bolsa que rompeu! Eu estranhei total pois nos partos anteriores a bolsa não estourou sozinha. Fui pra debaixo do chuveiro pra enxaguar a lambança e já liguei pra minha irmã vir de onde quer que ela estivesse pra ir comigo pro Sofia de novo. Aí sim comecei a sentir contrações bem fortes que vinham de 10 em 10 minutos. Arrumei o que tinha que arrumar na maior tranquilidade do mundo e lá fomos nós. Meu tio levou a gente de carro e chegamos no Sofia por volta de 13hrs. Ao chegar lá, a GO demorou pra me chamar. Fiquei na recepção esperando e sentindo as dores das contrações enquanto a água da bolsa continuava a escorrer pelo chão e ainda assim ninguém me atendia! Já comecei a imaginar que aquela propaganda toda que tinham feito quando fui visitar o lugar era enganação pura. Enfim, 40 minutos depois de ficar alí com toda aquela dor e sujando o chão todo com líquido amniótico me chamaram, e depois de muitas perguntas e sossego da GO de "analisar" todos os exames e US que eu tinha levado, quando foram fazer o toque pra saber quanto eu tinha de dilatação, quase morri de susto! 7 centímetros! #PartiuSalaDeParto. Mas enquanto eu era levada na cadeirinha de rodas pela maternidade afora, não tinha uma sala vazia! Que belo dia pra parir quando todas as gestantes de Belo Horizonte resolvem parir juntas! Então tive que ir pra Casa de Parto, a pé e devagar, fazendo força e segurando ao mesmo tempo que sentia uma dor terrível que parecia que não tinha fim.

Minha ideia já era ir pra lá, mas na correria e na falta de tempo, não teve como programar nem planejar nada com calma. A banheira que eu queria? Ahahaha! Só em sonho mesmo... Foi um sufoco. Desci pra casa de parto e minha entrada lá foi registrada às 14:02! Entrei no quarto, esperei as enfermeiras ajeitarem o colchão na cama, deitei, fiz força duas vezes e parecia que eu ia explodir, e às 14:09 do dia 29 de abril de 2014, numa terça feira com um sol rachando, Theo nasceu pesando 3420gr, 48cm e apgar 9/10. A coisa toda não demorou nem 10 minutos! Sem tempo pra anestesia, sem tempo pra respiração, sem tempo pra sentar na bola ou pra entrar na bendita banheira.. Naaadaaa! E o TP em si não durou nem 3hrs! O "parto quiabo" faz sentido agora pra quem não sabe o que significa, né? O menino tava com pressa e não quis nem saber de nada...

O parto foi naturalérrimo, mas tive umas lacerações e precisei levar uns pontinhos. Poucos minutos depois já tinha levantado e ido tomar banho sozinha, tive umas dores chatas porque não tinha expelido todo o sangue acumulado no útero e aquilo incomodou um pouco até sair tudo, mas nada preocupante nem terrível.

A única coisa que estranhei foi que o leite não desceu na hora. Theo só conseguiu mamar direito no dia seguinte que nasceu, mas depois o peito não parou de encher e esguichava leite pra todo lado.
No dia seguinte eu já estava em casa com o pacote fazendo tudo sem restrições e me acostumando com a ideia de ter um pouquinho de azul na minha vida, que até então era toda cor-de-rosa.
Mais apaixonada por essa rapinha no tacho, impossível! ♥

Nenhum comentário

Postar um comentário