A escolha do nome - Que tarefa difícil, Lord

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


Uma vez, ouvi que todas as crianças, desde a concepção, já são chamadas por Deus pelo nome, e que em determinado momento da gravidez, mãe e pai "descobrem" - e não escolhem - esse nome.
Obviamente o gosto (seja bom ou mau) dos pais tem grande contribuição nisso aí, afinal, acho difícil que Deus, com toda sua bondade e sabedoria infinita, ache "normal" uma criança ser chamada de Xinfronildo ou Brucefields, ou ainda permitir tantas variações mirabolantes de escrita de um único nome a ponto de deixá-lo ilegível... Acho válido pedir uma luz divina pra encontrar um nome bonito e que agrade, mas não acredito que Deus "já escolheu" desde os primórdios, quando até notícia de um pai que registrou o filho de "Carimbo" nós vemos por aí...

Eu particularmente gosto dos clássicos: Nomes simples, que sejam fáceis de escrever e de falar.
Detesto nomes estrangeiros que tenham pronúcia diferente, já que a forma de falar não é a mesma de escrever, acho super cafona nomes que levam Y's, LL's, W's, NN's ou H's enfiados em qualquer síbila sem um propósito que não seja torná-lo estrambólico, não curto nomes compostos (principalmente quando um nome não parece complementar o outro), nem junção de nomes pra ter um só, nem unissex e nem sou muito fã de nomes populares demais, por mais que ache bonitos. Não quero nada que possa constranger o pobre mais tarde, ou fazer com que a gente tenha que soletrar a todo momento pelo fato da pessoa não saber escrever ou pronunciar (e convenhamos, ninguém é obrigado).

É o caso de Miguel. Acho o nome lindo, simples e fácil de escrever, mas não seria um nome que eu escolheria nem a pau, pois é um nome que lidera o rancking de nomes populares desde 2011. A única coisa que consigo pensar é que a criança não seria a única na escola, no prédio que mora ou onde fosse. Ela vai sempre se deparar com mais um bocado de meninos que compartilham daquele mesmo nome e isso, pelo menos pra mim, é bem desanimador. Não julgo quem tenha escolhido esse nome pelo motivo que for, seja considerando gosto, popularidade ou qualquer coisa do tipo, mas eu não escolheria justamente pra fugir da mesmice. É o mesmo caso com o nome Alice. Acho lindo, mas não escolheria por já ter zilhões de Alices por aí.

Pra mim, quanto mais simples for a forma de se escrever um nome, mais bonito e elegante ele é, e a partir disso, fiz uma listinha de nomes que eu consideraria colocar no BabyBoy.
- Alexandre
- Angelo
- Caio
- Caíque
- Daniel
- Fabrício
- Felipe
- Hugo
- Ian
- Iago
- Leandro
- Moisés
- Rodrigo
- Tadeu
- Tiago
- Vinicius
Tem outros nomes que gosto, como Gustavo ou Pedro, mas como já conheço ou tenho contato direto com outras mamães que colocaram esses nomes em seus filhotes, sinto que estou tirando a "exclusividade" delas e é uma coisa que me incomoda a ponto de eu simplesmente abrir mão e não colocá-los na listinha. Se eu não conhecesse, tudo bem, mas como conheço, eu evito, e só escolheria em último caso...
Também tenho preferência por um nome que comece com consoante e termine com vogal. Usando esse critério eu teria que descartar alguns da lista, mas como o neném já vai ser diferentão por nascer em ano e mês ímpar, diferente dos outros, talvez seja um sinal pra reconsiderar rsrsrsrsrs... Eu sei que parece besteira, mas "sair do padrão" me deixa agoniada. Até então queria um nome simples pra poder combinar com os outros que também são simples.

O problema maior é que o marido gosta de nomes diferentes, mesmo que tenham pronúncias tenebrosas, sejam estrangeiros e que, de preferência, venham de inspirações de DJ's famosos, como David, Mark, Noah, Tom, Thor, Morilo, Luigi e afins... Então, como não gosto de nada que ele sugere, não entramos num consenso nunca e tá sendo muuuito difícil encontrar um nome que agrade nós dois. E como se não bastasse, a família ainda fica dando pitacos, fazendo pressão, e isso me deixa super irritada porque eu nunca dei palpite na escolha do nome de filho de ninguém, oras.
Já pensei em escolher nomes de personagens de livros, filmes e até jogos que gostei, mas geralmente são nomes estrangeiros e já começo a descartar por causa da pronúncia... Luigi é um nome que gosto e cheguei a considerar, mesmo que o G tenha som de D, mas já comecei a achar que não combina com os outros e pronto... Nada definido...

Enfim... a lista tá pequena e vou incrementando a medida que for descobrindo nomes que eu realmente goste. Sei que mais cedo ou mais tarde o nome vai surgir e vou pensar "mas como não pensei nele antes?", mas não posso negar que fico com a sensação de que a saga do nome tá bem longe de acabar...

2 comentários

  1. Amooo Daniel ou Gabriel também. Todos que conheço costumam ser doces, leais, companheiros e bons amigos. <3

    ResponderExcluir
  2. Ainda não sei se meu bebê é menino ou menina. Mas os que gosto estão na sua lista meu.primeiro se chama Yan e sempre amei Caio mas o marido nunca gostou espero q se esse for menino ele reconsidere. Se for menina estou em dúvida entre Ivie ou Luna.

    ResponderExcluir