SUS - Planejamento Familiar

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Hoje em dia tem quem acredite (e em alguns casos que até que não tiro a razão) que só engravida quem quer, afinal, são tantos meios de se proteger, tantos métodos contraceptivos a disposição de qualquer um de forma tão fácil, que não tem desculpa.
Ninguém considera que cada caso é um caso, e o meu, por exemplo, foi uma alteração no ciclo depois de um período conturbado e de muito, mas muito, estresse.

Aqui em casa a cama é compartilhada, as crianças dormem junto com a gente e fazer o negocinho no meio da noite é uma coisa quase impossível... É raridade, é uma vez no mês e olhe lá, mas do jeito que sou, isso é mais do que suficiente...

Eu usava um aplicativo no celular, o "Meu Calendário", e por ele eu sabia o dia que a menstruação ia vir, os dias férteis, o dia da ovulação, tudo bonitinho e fácil de entender. Sempre que eu e o marido tínhamos oportunidade de fazer aquilo, a primeira coisa que eu olhava era o calendário, se era dia perigoso ou não, e se fosse, ele ia ter que esperar pra não ter perigo. E quase depois de 2 anos usando esse aplicativo abençoado sem ter problema nenhum, ele "falhou", afinal, ele não prevê mudança de ciclo...

E, claro, isso resultou numa gravidez não planejada e, a princípio, indesejada. Quando descobri me recusei a acreditar, entrei em desespero e fiquei tentando entender como diabos isso foi acontecer. Me culpei por não ter feito uma laqueadura e ficar livre de uma vez por todas depois de já ter três filhos, culpei o Edi por não ter concordado em fazer uma vasectomia por puro machismo e ignorância, mas não tinha como descontar toda a minha frustração do neném que estava a caminho...

Quando foi pra eu ganhar o Theo, eu procurei saber se era possível ligar no parto, mas não foi. E depois que ele nasceu, com a rotina difícil e complicada de ter um neném pequeno, eu fui adiando e deu no que deu. Eu até que tentei fazer o Edi procurar a vasectomia antes, mas ele sempre ficava nervoso, brigava comigo, como se eu tivesse fazendo um pedido criminoso, como se eu tivesse pedindo pra ele cortar o pinto fora ou coisa do tipo... Nunca aceitou e nunca justificou o motivo de não querer fazer, e isso me deixava fula da vida.

Porém, com a ideia de um quarto filhote vindo aí, eu não desisti de tentar convencer a criatura. Pedia, conversava e explicava que a vasectomia é um procedimento muito mais simples do que a laqueadura e que ele devia se por no meu lugar antes de simplesmente ficar bravo e não querer conversar, mas foi a partir da consulta de pré-natal no Sofia é que ele parece ter considerado a ideia... A enfermeira deu uma dura nele e explicou como é, e a resposta dele foi "Tenho medo". Medo de que??? E medo de encher a cidade de filhos ele não tem?

Então, acordei cedo e arrastei o homem. Fomos na reunião de Planejamento Familiar no posto de saúde. A palestra é feita pelo ginecologista ogro dono da razão do posto, que mostra todos os métodos contraceptivos aos participantes para que eles pensem bem antes de fazer uma cirurgia definitiva. É uma forma de desencorajar o povo que não quer ter mais filhos a não entrar na faca pois depois não tem jeito mais de reverter. Na verdade tem, mas não é tão eficaz e nem garantido que tudo volte ao normal... Não tem jeito de fazer a laqueadura ou a vasectomia pelo SUS sem passar pelo Planejamento.
Tirando a parte onde o médico afirmava com todas as letras que os métodos são 100% seguros (o que todo mundo sabe que não é verdade), desde a camisinha até o DIU, ao chegar na parte das cirurgias, a palestra foi interessante.
Ele mostrou como são feitas as cirurgias, a diferença de uma pra outra e até que enfim o marido entendeu. Entendeu e assinou o pedido pra cirurgia!
Com o pedido assinado, é preciso esperar 2 meses, pois é um tempo de "segurança" pra pessoa pensar bem se é isso mesmo que quer e possa desistir.
Eu espero, do fundo do meu coração, que o Edi não dê uma de louco e desista. Torcendo aqui pra ligarem logo confirmando dia e horário da cirurgia pra ele ir e já ficarmos livres dessa peleja.
Claro que mesmo a vasectomia sendo um procedimento rápido, é preciso um tempo até que os espermatozóides que continuam no canal possam ser liberados, e a garantia mesmo de que não resta mais nenhum é um espermograma feito um tempo depois da cirurgia. Mas pra parar de encher a cidade, esse já é um grande começo...
Pensa bem... Pra quem nunca pensou em ter filhos já estar grávida do quarto é mais do que qualquer um pode esperar... Inclusive eu...

Nenhum comentário

Postar um comentário